4 de fev de 2013

Curiosidades sobre livros



Curiosidades sobre livros

O que é ISBN? 
Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. O sistema é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega poderes às agências nacionais.
No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira desde 1978, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país. A partir de 1º de janeiro de 2007, o ISBN passou de dez para 13 dígitos, com a adoção do prefixo 978. O objetivo foi aumentar a capacidade do sistema, devido ao crescente número de publicações, com suas edições e formatos.


 Mulheres da ABL 
A Academia Brasileira de Letras foi a primeira academia no mundo a eleger uma mulher para a presidência, a escritora Nélida Pinõn, que assumiu o cargo em 1995.
Rachel de Queiroz foi a primeira escritora a entrar para a ABL, em 1977 como quinta ocupante da quinta cadeira. Dinah de Silveira de Queiroz foi eleita pela academia em 1980 para ser a sétima ocupante da Cadeira 7 da ABL. Apesar do sobrenome parecido, ela e Rachel de Queiroz não pertencem à mesma família. Lygia Fagundes Telles eleita em 1985, é atualmente quarta ocupante da Cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras. Zélia Gattai ela é a sexta ocupante da Cadeira 23, que ficou vaga com a morte de seu marido e também escritor Jorge Amado. Ana Maria Machado é sexta ocupante da Cadeira 1, a escritora foi eleita em 2003 e ocupa o cargo até os dias atuais. Cleonice Berardinelli ao todo, oito outros imortais tiveram aulas com Cleonice. A professora de literatura portuguesa da PUC-Rio e da UFRJ se elegeu para a cadeira oito em dezembro de 2009.

Partes do livro


Escritor brasileiro mais traduzido e publicado
Paulo Coelho é o autor brasileiro mais publicado em todo o mundo. Sua obra já foi editada em 52 países e vertida para 48 idiomas e dialetos. O segundo é o baiano Jorge Amado.

Maiores vendedores de livros do mundo 
Exemplares (milhões) 
China …….....7.103
EUA …..........2.551
Japão …........1.403
Rússia ….......494
Alemanha ….479
França …......413
Brasil …........345
Reino Unido .324
Itália ….........265
Espanha …....235

Onde há mais livrarias no Brasil?
(livrarias por habitantes) 
DF ….. 1 para 30.840
RJ …… 1 para 44.415
SE ….. 1 para 50.665
SP ….. 1 para 59.171
TO …..1 para 181.131
…e no mundo 
EUA …..........1 para 15 mil
Argentina ….1 para 50 mil
Brasil …........1 para 70 mil
México …......1 para 170 mil

Quantos livros já foram publicados na história moderna? 
Segundo cálculos do Google, o número seria 130 milhões de livros, ou 129.864.880 para ser exato. O gigante das buscas estimou o dado justamente para saber quantos livros precisa escanear a fim de tornar o Google Books a maior e mais completa biblioteca online.
Para chegar ao número, o Google usou definições de livros de diferentes órgãos, como o do ISBN (International Standard Book Numbers), da Biblioteca do Congresso Americano e do site de buscas de livros WorldCat.

Posições para leitura


 
Segundo estudos recentes, parado, fortalece a coluna;
de cabeça baixa estimula a circulação do sangue;
de barriga para cima é mais prazeroso;
sozinho, é estimulante, mas egoísta;
em grupo, pode até ser divertido;
no banho pode ser arriscado;
no automóvel, é muito perigoso...
Com frequência, desenvolve a imaginação;
entre duas pessoas, enriquece o conhecimento;
de joelhos, o resultado pode ser doloroso...
Enfim, sobre a mesa ou no escritório, antes de comer ou na sobremesa, sobre a cama ou na rede, nus ou vestidos, sobre o sofá ou no tapete, com música ou em silêncio, emprestado ou comprado, entre lençóis ou no closet, sempre é um ato de amor e de enriquecimento.
Não importa a idade, nem a raça, nem a crença, nem o sexo, nem a posição socioeconômica... Ler é sempre um prazer! Definitivamente, ler nos leva a desfrutar da imaginação... você acabou de experimentar esse fato.

Boa Leitura

Casa de Livro Blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: