30 de mar de 2013

O ILUMINADO - Stephen King

 
O ILUMINADO

Lançado em 1977, O Iluminado é um dos grandes símbolos de KING,  foi sua terceira obra lançada, sendo seu primeiro best-seller. O livro teve um enorme impacto em leitores do mundo todo, e após o enorme sucesso alcançado, impulsionou a carreira dele como escritor, que hoje é um dos mais famosos do gênero. O Iluminado teve seu título inspirado na música “Instant Karma”  do mito John Lennon, na qual podemos encontrar a frase “We all Shine on...”. 


E o sucesso não parou por ai, em 1980 ganhou adaptação para o cinema, filme este dirigido pelo fenômeno Stanley Kubrick, assim como também virou uma mini-série televisiva.
Em O Iluminado o mestre do terror nos traz Jack Torrance, um escritor fracassado que vive um momento  conturbado, Jack está tentando reconstruir sua vida e reconquistar a confiança de sua família, na busca pela cura do alcoolismo, este que já o fez quebrar o braço de seu filho Danny,  assim como também partir para agressão na escola aonde lecionava.
Logo então surge uma “oportunidade”  e Jack aceita o trabalho de zelador de inverno no sinistro, isolado e gigantesco hotel Overlook. O hotel possuí um passado nada plausível.  Na tentativa de provar a todos e a si mesmo que ele se curou do alcoolismo, e agora se tornou uma pessoa responsável, Jack se muda para o hotel junto com sua esposa Wendy e o seu filho Danny, que é telepata e sensível a forças sobrenaturais.
Nosso pequeno Danny Torrance é iluminado, dotado da capacidade de ouvir  pensamentos e transportar-se mentalmente no tempo.  

Jack iniciou suas atividades no hotel, com o pensamento de que todos os problemas da família pareciam estar solucionados. Adeus ao desemprego e a farras de bebedeiras noturnas. Wendy deixaria de sofrer. Paz, tranquilidade e novos ares para o pequeno Danny,  na expectativa dele livrar-se das crises convulsivas que assustam a família.
Porém cheio de anormalidades o hotel Overlook está longe de ser um hotel comum. O tempo não enterrou os velhos males, e as cicatrizes ainda estão bem abertas.
Entidades malévolas ainda habitam os corredores do velho hotel.
Overlook é um portal aberto e sinistro, cheio de ódio, mágoas  e muito desejo de vingança. A morte almeja todos que ali vivem, e somente os poderes de Danny podem salvar a família. 
O primeiro contato de Danny com o hotel foi marcado pelo encontro com o Sr. Dick Hallorann, um papo nada agradável,  criando várias incertezas na cabeça do menino. A conversa entre esses dois iluminados é finalizada com a Dick dizendo a Danny "Se tiver algum problema... dê uma chamada (telepática)".
Não demora muito tempo  para que o hotel descarregue sobre Danny, doses  sobrenaturais e malignas do seu passado, e essas visões perturbam constantemente o garoto, trazendo premonições do perigo real que o hotel apresenta para a sua família, logo então começa a ver fantasmas e visões assustadoras do passado do hotel, mas que no presente agora pouco importa, Danny guarda pra si próprio tudo que sabe. Pois sabe o quão importe é trabalho do seu pai para o futuro de sua família.
Danny não é um alvo fácil, e cria  dificuldades para o hotel possui-lo, este que passa para Jack toda perturbação e começa a possui-lo, fazendo com que suas foças e vontade de trabalhar venham a se evadir. Jack muda sua maneira de agir,  os pequenos traços de loucura já são grande evidências, forças malignas do hotel aos poucos acaba possuindo-o. Então, Jack, tomado pelas forças sobrenaturais e sinistras do hotel, passa a querer matar sua família, na intenção de absorver as habilidades psíquicas de Danny. Wendy tranca seu esposo na despensa do hotel,  mas o fantasma de Delbert Grady, um dos zeladores do Hotel Overlook (que assassinou sua família e depois cometeu suicídio com um tiro na boca) o solta, e a história parece se repetir.
É travada uma disputa pela vida, entre Jack (agora possuído), contra Wendy e Danny, este que não está sozinho, e usará suas forças psíquicas  para combater o mal que os persegue incansavelmente.


Titulo: O Iluminado
Titulo Original: The Shining
Autor: Stephen King
Ano: 1997
Páginas: 313
Editora: Objetiva

Boa Leitura

Casa de Livro Blog

Sidney Matias






Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.




Frases marcantes:

    "Danny, volte aqui, seu maldito pirralho. Venha tomar o seu remédio" - Jack Torrance.
    "Se tiver algum problema... dê uma chamada" - Dick Hallorann

          "Redrum..." - Tony (Amigo imaginário de Danny)
    "Este lugar desumano cria monstros humanos" - Tony (amigo imaginário de Danny)
    "Retirem as máscaras!" - Derwent, no baile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: