18 de abr de 2016

APRENDENDO A VIVER - Clarice Lispector


Clarice Lispector é sem dúvidas um dos mais famosos e admiráveis nomes da literatura. 
Seus livros além de uma prazerosa leitura, nos proporciona ensinamentos, emoções e nos faz refletir sobre diversos assuntos. 
"Aprendendo a Viver" é uma obra recheada de distintos contos, que nos surpreende do começo ao fim.

TORTURA E GLÓRIA:

No conto "tortura e glória", Clarice Lispector nos mostra a perversidade de uma garota que adorava torturar as amigas.
A garota sentia raiva de tudo e todos, pois sofria com obesidade. Mas nunca procurou fazer um tratamento. Nunca solicitou ajuda. Canalizava sua raiva e frustração nas outras meninas.
Mas uma foi seu alvo principal. Por saber que sua maior paixão eram os livros, ela prometia que iria emprestar-lhe alguns valiosos títulos. 
Contentava-se em ver dia após dia a frustração estampada no rosto da bela menina. 



PRIMEIRO LIVRO DE CADA 
UMA DAS MINHAS VIDAS:

Conto escrito com um deslumbramento infantil. A autora descreve uma jovem personagem, que tem como grande paixão: os livros. Sempre se emocionou ao entrar em uma livraria. Sempre leu e releu até decorar os livros que teve oportunidade de segurar em suas mãos. Todos os gêneros a fascinava. Era naquelas páginas que ela vivia milhões de vidas. 



O PASSEIO DA FAMÍLIA: 

O passeio da família nos mostra uma união, que hoje em dia é quase impossível de se ver.
Uma forma de demonstrar o amor incondicional. De curtir a família em todos os momentos. 



VERGONHA DE VIVER: 

"Vergonha de Viver" mostra as dificuldades que pessoas tímidas enfrentam em seu dia-a-dia. Uma forma engraçada e realista, que a autora usou para nos mostrar o quanto perdem da vida, todos aqueles que possuem vergonha de tudo e todos. 


A DESCOBERTA DO MUNDO: 


"A Descoberta do Mundo" nos mostra a realidade de uma jovem e inteligente menina, que mesmo vivendo em uma sociedade totalmente sem pudor, soube aproveitar as suas fases de menina, e conservar em tua alma a tão bonita inocência.


EU TOMO CONTA DO MUNDO:

Ao observar o mundo, tudo o que compõe o nosso mundo. Nosso personagem aprende o encantamento das pequenas coisas. Aprende a enxergar com a doçura das flores. Com a raiva do injustiçado. Com a organização das formigas. E tenta, à sua maneira, tornar esse mundo um pouco melhor. 


O IMPULSO:

Impulso é um conto que retrata atitudes de todos os seres humanos. Precisamos pensar antes de agir, mas as vezes não temos tempo ou maturidade para isso e deixamos de tomar decisões certas.


SEM TÍTULO:

"Sem título" nos mostra uma perturbada mente, que adora mistérios. Sua vivência no mundo é apenas passageira, sabe disso, e conta os dias para que tudo termine o quanto antes. 



Titulo: Aprendendo a Viver - Contos
Autora: Clarice Lispector
Ano: 2004
Páginas: 224
Editora: Rocco

Boa Leitura.
Casa de Livro.
Karina Belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: