12 de jul de 2012

Jack London - O CHAMADO SELVAGEM


As obras literárias do americano Jack London,  sempre com muito vigor somado a excelente narrativa realista, nos oferece um testemunho sobre a época em que o autor viveu, marca registrada de London. Este que já embarcou para tomar parte na corrida do ouro em Klondike, cenário que  se tornaria palco de suas primeiras histórias de sucesso. 
Sua ilustre obra, O Chamado da Floresta, é um dos principais títulos do autor, com sua primeira publicação em 1903 é uma das responsáveis pelo grande sucesso de Jack London.
Buck vivia cercado de afeto em uma vasta e farta propriedade. Devido a “corrida do ouro” nos Estados Unidos, ele foi roubado com o intuito de ser severamente treinado sob uma violência sem limites.
Em um ambiente hostil,  totalmente diferente do que estava acostumado, aonde predomina a lei do mais forte, com muito mérito alcança a liderança dos cachorros puxadores de trenó.  Já  adaptado, este se destaca entre os demais animais, chamando a atenção de todos os exploradores de ouro.
London desenvolve uma verdadeira tese com base na evolução biológica.  No íntimo dos animais, nos traz um relato incrível e único. Buck nosso personagem principal vive o estado de espírito do próprio autor.
Uma incrível aventura, levando um cão domesticado rumo a um mundo selvagem, descobrindo então sua própria natureza.
A obra nos mostra a visão do cachorro, e sendo irracional convive em um mundo de incertezas,  e nunca sabe o que esta por vir, até que os fatos se concretizem.
Um livro incrível, magnífico e tocante, aclamado pela crítica como a obra da vida de Jack London.


Salve a besta primordial!

A bestialidade primitiva, latente em Buck, tornava-se apesar de dissimulada, cada vez mais latente dominante sob as condições ferozes da vida na trilha. Tendo-se tornado astucioso, Buck conseguia sempre manter  calma e o controle. Ajustar-se a nova vida ocupava-o demais; e, além de não aceitar combates, evitava ocasiões de provocá-los. A Força de vontade caracterizava sua nova atitude.
Não era dado a ações precipitadas. Apesar do amargo rancor que existia entre ele e Spitz, não demostrava impaciência e evitava qualquer provocação.
Sptiz nunca perdia a oportunidade de mostrar os dentes, talvez porque visse em Buck um rival perigoso. Procurava por todos os meios iniciar uma briga que fatalmente terminaria  com a morte de um dos dois.


Jack London escreveu muitos outros livros, com diversos temas, todos muito interessantes.
Todos com uma narrativa viciante, empolgante, conduzindo os leitores aos mais distantes lugares, paisagens, animais e pessoas.
As obras de London são contemporâneas, emocionantes e clássicas, vale a pena conferir.



Autor: Jack London
Titulo: O Chamado Selvagem
Titulo original: The Call Of The Wild
Páginas: 104
Editora:  Edições de Ouro

Boa leitura

Casa de Livro Blog

Sidney Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: