15 de set de 2013

SOB A REDOMA - Stephen King

Dotado de uma das melhores narrativas do gênero terror suspense, Stephen King faz com que Sob a Redoma não pareça ter 960 páginas. 
O livro possuiu uma movimentação rápida e com um vigor constante, o rei do terror nos traz um romance de ficção-científica que na verdade é um trabalho reescrito, King já havia tentado publicar em duas oportunidades, uma em 1970 e a segunda em 1980, primeiro como "Cannibals" e depois como "Under The Dome", este segundo título foi mantido, mas apenas o primeiro capítulo esta no novo romance. 
Nas duas primeiras tentativas sem sucesso, a ideia foi a mesma do livro que temos publicado hoje, onde foco está em ver como as pessoas se comportam confinadas, totalmente isoladas do mundo externo, passando a viver fora da sociedade que até outrora faziam parte.
Em mais um dia comum, na fictícia cidade de Chester´s Mill, localizada no Maine, acontece algo fora do normal, e a cidade é abruptamente isolada. Logo nas primeiras páginas King narra com maestria a trajetória de uma marmota que rondava a estrada, exatamente no local onde a redoma cai, o animal é partido ao meio, e isso também acontece a todos os moradores que estavam nas extremidades da redoma, a cidade fica cercada por uma campo de força invisível, aviões se chocam contra a barreira e em chamas caem por terra, ninguém compreende o que se passa, moradores foram separados de suas famílias e inúmeras tragédias ocorrem. 
Dale Barbara, um ex militar que atuou no Iraque que agora é um simples cozinheiro, executa pequenas missões, atendendo clientes e comandando a chapa, encontra-se unido com alguns cidadãos que não se deixam intimidar facilmente, Julia Shumway proprietária do jornal local faz parte dessa equipe. Contra eles está Big Jim Rennie, um político que não vai parar por nada, muito menos cessar com os assassinatos, sempre segurando as rédeas do poder, e seu filho, que está mantendo um segredo horrível em uma despensa escura. Mas o seu principal adversário é a própria Redoma. Mesmo assim, ambos não tem a mínima pressa que ela desapareça, onde o caos estará sempre a favor deles.
Logo de início o leitor pode ficar um pouco assustado, com o grande elenco que compõe o livro, mas o enredo é muito bom, fazendo com que a interação de cada um ocorra de uma maneira muito funcional. 
São várias situações inusitadas, King nos faz pensar como iriamos nos comportar em meio a uma situação tão inesperada feito essa. Ninguém imagina o que pode ser essa barreira, qual sua origem, e quando irá embora, se é que isso vá acontecer.
O tempo está escasso, a redoma impede a passagem de qualquer corpo sólido, permite apenas a entrada de uma quantidade mínima de ar, consequências ecológicas e meteorológicas irão trazer grandes problemas, com a ação externa restrita, os habitantes da cidade tem que resolver tudo sozinhos, moradores levantam centenas de questionamentos com o objetivo de encontrar uma forma de desativar a redoma, isso altera drasticamente o cotidiano dos moradores de Chester’s Mill, só esses elementos já são suficientes para um livro muito interessante e com muito suspense, certamente fará o leitor se empolgar com a história.
A trama é abastecida e se move através das reações dos que estão do lado de fora da redoma, com as dos que estão dentro dela. Mas as preocupações dos habitantes vão além, o isolamento faz com que surjam os medos e as ambições de cada um que habita dentro dela, inclusive muitos sentimentos que até outrora estavam escondidos no interior obscuro de cada um. 
E essas pessoas terão de combater toda a crueldade humana, da pior forma possível. Um Thriller estarrecedor, que irá fazer você refletir sobre sua potencialidade para o bem e o mal.
O livro já está sendo considerado um dos melhores do escritor, e como sempre, as coisas para King não param por aqui, o rei do suspense realmente está em uma fase boa, depois de tanto sucesso de Sob a Redoma, o livro foi adaptado e virou série na televisão norte-americana, no Brasil está programado para início em 04 novembro no canal fechado TNT. Além de Stephen King, a série é produzida 
por Steven Spielberg e Stacey Snider.
O livro é muito empolgante, e quem tiver a oportunidade de apreciá-lo não perca, uma obra de leitura rápida e prazerosa, são muitos os leitores que gostariam que o livro fosse maior, apesar de possuir quase 1000 páginas.

Sob a Redoma, ninguém entra, ninguém sai.


Título: Sob a Redoma
Título original: Under The Dome
Autor: Stephen King
Ano: 2009

Páginas: 960
Editora: Suma de Letras

Boa Leitura

Casa de Livro Blog

Sidney Matias


”Ficção é uma mentira e boa ficção mostra uma verdade dentro dessa mentira.” 

— Stephen King



O pressuposto do vereador Rennie de que ninguém vira Brenda ir até a sua casa naquela manhã estava correto. Mas ela fora vista nas suas andanças matutinas, não por uma pessoa, mas por três, inclusive uma que também morava na rua Mil!. Se Big Jim soubesse, o conhecimento o teria feito parar para pensar? Difícil; a essa altura, ele já estava comprometido com sua trajetória e era tarde demais para dar meia-volta. Mas talvez o levasse a refletir (pois, a seu modo, ele era um homem reflexivo) sobre a semelhança entre assassinato e Elma Chips: é impossível parar num só.



Joe, Benny e Norrie foram de bicicleta para o norte, pela rodovia 119. A tarde quente parecia de verão, o ar úmido e enevoado. Nem uma brisa soprava. Os grilos cantavam sonolentos no mato alto ao lado da estrada. O céu no horizonte tinha um jeito amarelo que Joe primeiro achou que fossem nuvens. Depois, percebeu que era uma mistura de pólen e poluição na superfície da Redoma. Ali, o riacho Prestile passava ao lado da estrada, e eles deviam tê-lo ouvido rir enquanto corria para sudeste rumo a Castle Rock, ansioso para se juntar ao vigoroso Androscoggin, mas só ouviram os grilos e alguns corvos crocitando preguiçosos nas árvores.

Um comentário:

  1. Oi adorei sua resenha....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir

Comente: