9 de jul de 2012

Suzanne Collins - JOGOS VORAZES

 
Jogos Vorazes é sem dúvidas, uma das obras mais fantásticas das quais tive a honra de apreciar.
Suzanne Collins escreveu páginas recheadas de ação, suspense e aventura. Mas é claro que um belo romance não poderia ficar de fora.
O primeiro volume dessa magnífica trilogia, nos mostra pessoas que são humilhadas e cruelmente torturadas pela Capital, mas vamos explicar sobre.
Vamos nos transportar agora para uma cidade que foi dividida em distritos, treze ao total, sem contar a capital, que é onde se concentra o poder.
Cansados de tanta humilhação, o décimo terceiro distrito tentou rebelar-se contra o poder da capital e foi brutalmente destruído juntamente com todos os seus habitantes.
Os doze distritos restantes foram tomados e neles implantados inúmeras regras para que a capital possa assim provar que manda. Mas só as regras não deixam os poderosos satisfeitos. Por isso é formado os Jogos Vorazes, onde dois tributos de cada distrito, um menino e uma menina, basicamente crianças, são obrigadas a lutar entre si. Um jogo onde matar é a única salvação.
Katniss Everdeen, uma adolescente que é prova do sofrimento das pessoas em cada distrito. Residente do distrito doze, ela precisa caçar escondida para sustentar sua família. Muito habilidosa no arco e flecha, se junta a Gale para manter sua irmã e sua mãe alimentadas.
Muitas vezes Gale chamou Katniss para fugir com ele, viver na floresta, são jovens e fortes, sobreviver não seria tão complicado assim, mas isso não é possível. Não para Katniss que precisa sustentar as duas pessoas mais importantes de sua vida e também protegê-las, num lugar onde o perigo esta sempre por perto.
Chegou o dia da colheita, onde cada criança recebe um punhado de comida por se alistar nos Jogos Vorazes, e isso é obrigatório.
Primrose Everdeen, irmã mais nova de Katniss. Primeiro ano que Prim é obrigada a ter seu nome na urna. Uma tirinha, apenas uma tirinha de papel contendo seu nome, e quando o tributo feminino do distrito doze é escolhido, o nome divulgado é Primrose Everdeen.
Katniss fica desesperada, ela não pode permitir que sua frágil irmãzinha seja jogada em uma arena onde sangue, morte e tortura são as principais atrações. Onde um povo sedento por sangue irá adorar vê-la morrer.
Sem pensar em mais nada, Kat entra na frente de sua irmã e se oferece como tributo.
Peeta Mellark, no entanto não tem a mesma sorte que Prim, quando seu nome é chamado ninguém sobe ao palco em seu lugar.
Mas ter esse misterioso garoto ao lado não deixa Katniss mais confiante, ela conhece Peeta, foi ele quem a salvou da morte uma vez.
Como será possível matá-lo?
Ambos são levados para a capital, longe de seus amigos e familiares, são confinados para treinar e alimentarem-se. A força é a grande arma dentro da arena.
Os outros tributos analisando a coragem de Katniss se juntam para matá-la o quanto antes. Peeta é apaixonado por ela e irá defendê-la a todo o momento.
Treinados, alimentados e apresentados a todos, os vinte e quatro tributos serão lançados para a arena.
Soam os canhões.
Que comece a septuagésima edição dos Jogos Vorazes.
Todos estão na cornucópia, trinta segundos para observar. Katniss avista um arco e flecha, precisa pegá-lo, mas não esta preparada para presenciar o banho de sangue. Sendo assim corre para distanciar-se o máximo possível dos outros tributos.
A cada morte dispara-se o canhão, e o rosto do tributo é apresentado aos céus. Um a menos, um passo mais perto de casa.
Katniss conseguirá sobreviver?
Ela matará Peeta para sair vitoriosa?
Apenas um pode ganhar...
Jogos Vorazes é uma trama que emociona do começo ao fim. Impossível comentá-la em apenas algumas linhas, é algo além de uma simples resenha.
Apenas lendo as 400 páginas escritas detalhadamente por Suzanne Collins para sentir toda a emoção e o ódio. Respirar e sentir tudo o que esses vinte e quatro jovens foram obrigados a vivenciar. Todas as mortes, torturas e crueldades impostas pelos Idealizadores dos Jogos.
É necessário lutar por sua vida.
Matar um amigo fará parte para manter-se vivo.
Quem será o ganhador da septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes?
Que os Jogos Vorazes comecem, e que a sorte esteja ao lado de cada tributo!


" Este é o broche do Tordo. Enquanto você o tiver, nada de ruim acontecerá a você. Eu prometo!"


 “Mas ele se tornou muito mais do que um companheiro de caçada. Ele se tornou meu confidente, alguém com quem eu podia dividir os pensamentos que eu nunca podia dar voz dentro do muro. Em troca, ele confiou em mim. Quando estava fora na floresta com Gale... às vezes eu era feliz de verdade 


" Meu espírito. Isso é uma novidade. Não sei exatamente o que significa, mas indica que eu sou uma lutadora. De uma menina mais ou menos corajosa. Não sou sempre antipática. Tudo bem, não saio por ai animando todo mundo que encontro pelo caminho, meus sorrisos não aparecem com facilidade, mas me importo com as pessoas." 
Katniss


 “Pego sua mão, segurando com firmeza, preparando-me para as câmeras e abominando o momento que finalmente terei de soltá-la.”

 
Bem no fundo da campina, embaixo do salgueiro.
Um leito de grama, um macio e verde travesseiro.
Deite a cabeça e feche esses olhos cansados.
E quando se abrirem, o sol já estará alto nos prados.
Aqui é seguro, aqui é um abrigo.
Aqui as margaridas te protegem de todo perigo.
Aqui seus sonhos são doces e amanhã eles serão lei.
Aqui é o local onde sempre te amarei!
Bem no fundo das campinas bem distante.
Num maço de folhas, brilha o luar aconchegante.
Esqueça suas tristezas e aquele problema estafante.
Porque quando amanhecer de novo ele não será mais tão pujante.
Aqui é seguro, aqui é um abrigo.
Aqui as margaridas te protegem de todo perigo.
Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei.
Aqui é o local onde sempre te amarei!!


 “Meu pai cantava, todos os pássaros na área caiam no silêncio e escutavam. Sua voz era tão bonita, alta e clara e tão cheia de vida que fazia você querer rir e chorar ao mesmo tempo.”
- Ela não faz ideia. Do efeito que ela pode ter.
Peeta


Titulo: Jogos Vorazes
Titulo Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2008
Páginas: 400
Editora: Rocco


Boa leitura

Casa de Livro Blog

Karina Belo

3 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho. Depois de ler sua resenha é impossível não querer ler os livros. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucineide, Tudo bem??

      Obrigada, espero que esteja gostando de todos os titulos aqui postados. E esse é nosso objetivo, deixar os visitantes com um gostinho de quero mais, e pegar o livro pra ler de verdade!

      Beijos.

      Casa de Livro.

      Excluir
  2. Resenha muuito boa,só queria corrigir q é a septuagésima quarta edição dos Jogos...mas parabens,ficou bom msm!

    ResponderExcluir

Comente: