20 de nov de 2013

Suzanne Collins - EM CHAMAS


Os Jogos Vorazes continuam!


Impossível não se apaixonar por Katniss, Peeta, Haymitch e os outros residentes desta distopia. No primeiro volume dessa trilogia magnífica, Jogos Vorazes, fomos apresentados aos mais incríveis personagens, e também fizemos parte de uma história linda, onde o amor pela família fala mais alto do que a própria vida de uma simples garota. Relembrando um pouco, como já dito aqui no blog Casa de Livro, Katniss se apresentou como tributo para salvar sua irmã Prim. Kat e Peeta Mellark foram os tributos escolhidos para representar o distrito 12 em uma arena onde não há escolha, é matar ou morrer. Porém Katniss foi contra a capital, acendendo assim uma rebelião, a garota colocou inocentemente uma ideia na cabeça de cada ser humano residente de Panem, e agora ela corre o risco de perder tudo o que mais ama. E principalmente quem ela mais ama!!!
De acordo com as regras estabelecidas pela capital, quando um tributo vence os jogos ele fica livre para sempre da arena. Mas existe O Massacre Quaternário. A cada aniversário de vinte e cinco anos dos jogos as regras são modificadas para que o banho de sangue fique mais prazeroso para quem assiste. E na obra Em Chamas, segundo volume dessa trilogia da qual iremos falar um pouco aqui, retrata exatamente isso, quando as fagulhas se acendem as chamas se espalham e a capital quer vingança.
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark, quando ela desafiou a capital com as amoras venenosas. Ou os jogos teriam dois vencedores, ou nenhum. Ato esse de Katniss que pode ter mudado para sempre a vida da população de Panem, pois aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente.
E agora depois de ter saído dos Jogos Vorazes, Katniss e Peeta irão pagar por toda a vergonha pela qual a Capital passou, e por toda a rebelião que o ato de Katniss proporcionou. Voltando para a Arena.
O Presidente Snow não irá deixar barato, ele precisa acabar com a vida de Katniss, mas precisa fazer com que a população dos distritos ache que foi um acidente, portanto ele modifica as regras do massacre quaternário, dessa vez Katniss e Peeta estarão novamente na arena, os dois lutando juntos, porém restará apenas um vitorioso. Mas dessa vez eles não estarão lutando contra crianças, os tributos escolhidos são todos vitoriosos. Pessoas mais velhas, mais fortes e muito mais bem treinadas do que Peeta e Kat. Será que dessa vez eles irão sobreviver?
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que nas ruas, ela terá que voltar para a arena, ela terá que novamente passar por todo aquele pesadelo e dessa vez ela tem certeza que não voltará para sua mãe e nem para sua irmã.
Haymitch seu mentor, manda Katniss fazer aliados dentro da arena, para manter Peeta vivo de acordo com o que ela quer, precisará de todas as forças e armas para conseguir. Já na arena Katniss tem ao seu lado Finnick Odair, um lindo rapaz que irá ajudá-la a manter seu namorado vivo.
Mas o que a nossa Kat não sabe é que tudo é uma farsa, Haymitch juntamente com os outros tributos estão dispostos a manter Katniss viva, nem que para isso a vida deles mesmo e de Peeta corra risco.
Mas porque eles fariam isso?
Qual o intuito de mantê-la viva, sendo que isso pode custar a sua própria vida?


Dessa vez os Jogos estão mais cruéis, sem comida, sem água. Os tributos são forçados a lutar em uma local em forma de relógio. Onde cada hora guarda uma arma mortal. Torturas psicológicas serão inevitáveis, e colocados de uma maneira arrebatadora.
Katniss precisa literalmente lutar contra o tempo, para salvar Peeta, ela não se importa com sua vida, ela só quer mantê-lo vivo.
Será que nossa guerreira esta descobrindo seu verdadeiro amor?
Ela precisa entender como a arena funciona, como os outros tributos pensam, ela precisa entender as dicas de Haymitch.

Cuidado um pequeno spoiler!
E é quando uma explosão ocorre na arena, explosão essa causada pela própria Katniss, que descobrimos que o distrito 13 que todos achavam que estaria acabado, volta para resgatá-la. Mas Peeta é pego pela capital, ela não irá suportar viver sem ele, ainda mais sabendo por tudo o que ele poderá passar as torturas que irá sofrer.

Mas qual é o objetivo do distrito 13 em salvar Katniss?

Em Chamas é um livro emocionante, além das fronteiras da criação de um mundo poderoso, da crítica aguçada à sociedade, e de um elenco de personagens tão diversos e verdadeiros. Nessa obra surgem ação, romance, e uma grande mensagem de esperança. Uma trama de suspense que deixará os leitores ávidos pelo terceiro volume.
Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence.

Titulo: Em Chamas
Titulo Original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2009
Páginas: 413
Editora: Rocco

Boa Leitura

Casa de Livro Blog

Karina Belo



Trechos do livro

Giro a maçaneta de metal polido e entro. Meu nariz registra aromas conflitantes de rosas e sangue. Um homem pequeno e de cabelos brancos que me parece vagamente familiar está lendo um livro. Ele ergue um dedo como que para dizer: “Só um instante.” Em seguida se vira, e meu coração quase para de bater.
Estou olhando bem nos olhos de serpente do presidente Snow.
No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos.
Minha mãe dá um gritinho fraco e Prim enterra o rosto nas mãos, mas eu me sinto como as pessoas que estou vendo na multidão pelo aparelho de TV. Ligeiramente perplexa. O que isso significa? O rol de vitoriosos vivos?
Então entendo o que isso significa. Pelo menos, para mim. O distrito 12 tem apenas três vitoriosos vivos para serem escolhidos. Dois dos sexo masculino. Uma do sexo feminino...
Vou voltar para a arena.
Um odor doce enjoativo começa a invadir minhas narinas e vou atrás dos outros, gritando para que acordem.
Nos poucos segundos necessários para despertá-los, começa a sentir as queimaduras.
Corram, Corram.
Tudo parece irromper de uma vez só. A terra explode numa chuva de sujeira e matéria vegetal. Árvores ficam em chamas. Até mesmo o céu se enche de uma luminosidade colorida e fulgurante. Não consigo imaginar por que o céu está sendo bombardeado até perceber que os Idealizadores dos Jogos estão soltando fogos de artifício lá em cima, enquanto a destruição real ocorre no solo. Caso não seja uma diversão suficiente assistir à obliteração da arena e dos tributos restantes. Ou talvez para iluminar nossos fins escabrosos.
... – Katniss – diz Gale suavemente.
Reconheço aquela voz. É a mesma que ele usa para abordar animais feridos antes de lhes dar o golpe fatal. Levanto a mão institivamente para bloquear as palavras, mas ele a segura com firmeza.
- Não fala – sussurro.
Mas Gale não costuma esconder segredos de mim.
‑ Katniss, o Distrito 12 não existe mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: