18 de fev de 2015

O PENÚLTIMO CAPÍTULO – Clarice Pessato.



Clarice Pessato, autora que entrou em contato com a equipe Casa de Livro, e que carinhosamente nos honrou com um exemplar de sua obra.
“O Penúltimo Capítulo” nada mais é, do que uma lição aos leitores.
Um livro que nos mostra toda uma força, fé e motivação.
Aos dezoito anos de idade, Clarice sofreu um acidente. E nos conta toda a sua luta conta a tetraplegia.
Após o acidente, Clarice passou um período em coma. Quando finalmente acordou, não se lembrava do ocorrido, suas lembranças eram apenas de sua infância.
Por mais que tenha abalado sua família, o impacto em seu crânio foi tão forte, que eles sabiam ser algo natural.
Deram todo o apoio necessário para que a jovem pudesse se recuperar do trauma, e estar pronta para receber a notícia de que sua vida tinha mudado drasticamente.
Quando passou a ter consciência de seu estado, de que teria que enfrentar a tetraplegia, Clarice ficou sim desapontada, triste. Mas ela tinha em seu coração a certeza de que poderia dar a volta por cima. Recuperar os movimentos, a sua vida “normal”.


Sua luta então se iniciou.
No livro ela nos conta com detalhes o decorrer de seu tratamento. Cirurgias, fisioterapias, as intensidades dos exercícios.
Ela que cursava psicologia e teve suas atividades suspensas, por uma fatalidade, uma irresponsabilidade de um motorista embriagado. Não deixou que sua vida acabasse.
Clarice sofreu sim discriminação, como nos conta.
Passou anos enfrentando uma nova realidade com sofrimentos.
Mas conheceu, nesse momento, Deus mais a fundo. E soube que seu propósito era esse.
Enfrentou as dificuldades com a cabeça erguida, sorriso no rosto. Teve todo o apoio de seus familiares e amigos verdadeiros.

Muitas pessoas se afastaram dela sim, mas as amizades que ganhou no decorrer dos anos, valeu muito a pena.
Voltou a estudar, se formou em Letras.
Deu aula para crianças.
Conheceu lugares incríveis.
Tocou o coração de muitos.
Clarice nos passa algo único. Uma força sem tamanho, uma vontade de viver, de ser feliz, de ajudar.
O penúltimo capítulo nos mostra que ela não teve a vida que sonhava, quando era uma menina. Mas teve uma vida privilegiada, cercada de coisas e de momentos que fizeram dela feliz.
Uma história emocionante. Um retrato de superação.
Uma mulher forte que deve ser admirada pelos seus feitos, e pela sua bondade.
Obrigada Clarice por nos apresentar a sua história. Por ser alguém que faz diferença no mundo. Por nos ensinar tanto.
Casa de Livro Recomenda.

“A principal razão da minha vida é compartilhar minha fé e espalhar a semente que um dia foi gerada em mim, permitindo que através da minha vida outras vidas sejam geradas.”


Titulo: O Penúltimo Capítulo.
Autora: Clarice Pessato.
Ano: 2014
Páginas: 206
Editora: Imprensa Livre.

Boa Leitura.
Casa de Livro.


Karina Belo.

 

Depois de várias tentativas fazia o mesmo com o alfinete no braço e antebraço. Eu dizia que não sentia nada. Apenas senti uma picadinha em meu ombro. Esta parte estava sensível.

 

Algumas frases com o passar dos dias apagaram e não haviam sido copiadas. Outras, devido às protuberâncias do gesso, ficaram difíceis de ser entendidas.  Não foi possível escrever todas, mas foram mensagens abençoadas e que me alegraram muito. Foram mensagens de pessoas queridas que, de alguma forma, queriam transmitir sues bons desejos e me fortalecer com suas palavras.


Nossa lógica questiona. Eu estava numa cadeira de rodas, então deveria ser eu ao invés dela. Ela era jovem, cheia de sonhos e com muitos projetos em sua vida que pretendia realizar. Foi uma morte tão precoce. Porém, quem somos nós para questionar Deus? Queríamos, mas não sabíamos onde encontrar explicações ou quais seriam além dos propósitos soberanos de Deus.

 

A maioria das atividades às quais ocupamos nosso tempo e gastamos energia são coisas que não permanecerão. Ninguém sabe quando Deus vai decidir nos levar para estar com Ele. Então quero investir meu tempo e minha energia em ago que dure. Por isso é importante pensar em cada dia como se fosse o último dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: