12 de out de 2015

O MUNDO DE SOFIA - Jostein Gaarder


O Mundo de Sofia é um romance que nos conta a história da filosofia. Uma obra fantástica e mágica que não nos proporciona apenas um magnífico romance, mas também um guia filosófico.
Livro escrito por Jostein Gaarder em 1991 e que foi adaptado para as telonas em 1999.
O Mundo de Sofia nos conta a história de uma garota simples que vivia com sua mãe e seu pai.
Numa certa manhã de maio, pouco tempo antes de seu aniversário de quinze anos, Sofia encontra na caixa de correio um bilhete anônimo contendo apenas uma pergunta. Uma simples e estranha pergunta. “Quem é você?”
A partir de então Sofia começa a se perguntar sobre quem ela realmente é e quem são seus pais? Qual o propósito de sua vida e de sua existência neste mundo?
Mas ela não encontra respostas, pelo menos não respostas simples que para uma garota de quinze anos, faça sentido.
No outro dia Sofia ainda com essas perguntas na cabeça, vai até a caixa do correio e encontra mais uma carta, porém mais estranho ainda, pois se trata de cartões postais, que a mesma passa a receber diariamente.
Quem estará enviando tais mensagens para Sofia Amundsen?


Quando começa a ler os postais, Sofia descobre que o responsável é um Major desconhecido, que começa a lhe enviar do Líbano. Sofia deve entregar os cartões para uma certa Hilde Knag, filha do tal Major, que estará completando quinze anos no mesmo dia que ela. O problema é que são duas épocas distintas e Sofia também não conhece nenhuma Hilde Knag. Mas o engraçado é que o Major conhece cada detalhe sobre a vida de Sofia, e isso acaba deixando-a assustadíssima.
Sofia muito curiosa começa a se esconder para descobrir quem estará colocando os postais na caixa do correio, e acaba se deparando com um professor de filosofia.
A primeira pergunta que o professor faz a Sofia é: “De onde vem o mundo em que vivemos?”.
A pergunta no bilhete e os misteriosos cartões farão com que o romance vá se desenvolvendo em dois planos diferentes , pois Sofia continua recebendo mensagens do Major, e também é agraciada com aulas espetaculares sobre filosofia.
O que mais me encantou na obra escrita por Jostein Gaarder é que o leitor participa desses sobrevoos filosóficos, também nos questionamos, Quem eu realmente sou? O que é este mundo em que vivo?
As ideias centrais de sistemas aparentemente impenetráveis vão sendo expostas numa série de lições que Sofia recebe em forma de cartas ou de conversas devidamente ambientadas. O autor lança mão nesse ponto, de todo e qualquer recurso capaz de tornar mais clara ou saborosa uma tese abstrata.


Em O Mundo de Sofia teremos exposições das doutrinas de Demócrito, e também iremos aprender, com detalhes, sobre a Grécia Antiga, onde Platão, em pessoa será entrevistado.
As lições de filosofia vêm representadas pelo cotidiano da menina. E aqui a presença dos cartões postais do Líbano e da misteriosa Hilde Knag é cada vez maior. Objetos pessoais de Hilde começam a aparecer. O Major parece estar a par sobre cada um dos passos de Sofia e de seu professor.
O Major informa que irá enviar um presente à Hilde, aos cuidados de Sofia Amundsen, a garota fica curiosa para saber o que é , e durante uma aula sobre Berkeley, o presente chega a seu destino, e   finalmente o Mundo de Sofia revela o seu segredo ao leitor.
Uma obra mágica que leva o leitor ao delírio, que nos faz refletir sobre a existência humana, e também sobre uma existência divina. O Mundo de Sofia deveria ser um livro obrigatório, nas escolas e principalmente na vida pessoal de cada ser humano existente na Terra. Uma história que nos ensina particularidades e histórias que antes nunca passaram por nossas mentes. Sem dúvidas, um livro brilhante.


E você caro leitor, já parou e se perguntou quem você é?
De onde vem o Mundo?
O Mundo de Sofia irá tomar um rumo surpreendente.


Queria Hilde!
Sofia está agora na casa de seu professor de filosofia. Dentro em breve ela vai fazer quinze anos, enquanto o seu aniversário, minha filha, já deve ter sido ontem. Ou ainda é hoje, Hilde? Se for hoje, tomara que pelo menos o dia ainda não tenha terminado. Pena que os nossos relógios nem sempre andem juntos.


O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.


Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado consegue estar certo duas vezes por dia.
O livro é um mestre que fala, mas não responde.


Deus nos concede a cada dia uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.


Titulo: O Mundo de Sofia
Titulo Original: Sofies Verden
Autor: Jostein Gaarder
Ano: 1991
Páginas: 547
Editora: Companhia das Letras.

Boa Leitura
Casa de Livro 
Karina Belo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: