A Comuna de Florença, Ilustração de Wikimedia commons |
Entrou na vida política aos 29 anos de idade, como secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença. Entretanto, com a restauração da família Médici ao poder, Maquiavel foi afastado da vida pública. Período que passou a dedicar-se a produção de obras de análise política e social.
“O Príncipe”, sua obra mais importante foi escrita em 1513, a obra mais famosa de Maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos. Esta obra, que que tinha como objetivo, resgatar o sentimento cívico do povo italiano, estava localizada dentro do contexto do ideal de unificação italiana.
Durante os anos de 1517 a 1520, escreveu “A arte da guerra”.
No ano de 1520, Maquiavel foi indicado como o principal historiador de Florença.
E em 1524, foi publicada sua peça para o teatro intitulada "Mandrágora". Considerada uma das mais importantes do Renascimento, fazia críticas, utilizando a sátira, tendo como alvo a corrupção da sociedade italiano do século XVI.
Nos “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio”, de 1513 a 1521, Maquiavel apoia a forma de governo republicana com uma constituição mista, conforme o modelo da República de Roma Antiga. E coloca como essencial uma cultura política sem corrupção, organizado por princípios morais e éticos.
O termo “Maquiavélico”
Devido as ideias que ele defendia no livro “O Príncipe”, o termo “maquiavélico” começou a ser utilizado para todas as pessoas que eram violentas, transgressoras e não agiam com lealdade para obter vantagens, atitude muito comum em pessoas manipuladoras. Porém, o termo "Maquiavélico" foi injustamente atribuído a Maquiavel, pois claramente ele sempre defendeu a ética na política.
Comumente conhecido, por suas obras sobre política e governo. Não podemos esquecer que ele também escreveu poesias, novelas e várias peças de teatro.
Casado com Marietta Corsini (1481-1553) e com ela teve cinco filhos.
Seu falecimento foi em 1527, também na cidade de Florença.
Boa Leitura.
Casa de Livro Blog
Sidney Matias
***
10 Melhores Frases de Nicolau Maquiavel
"Nunca tente ganhar pela força o que pode ser conquistado pelo engano."
"Nunca foi alcançado nada de grande sem perigo."
"O leão não pode se proteger de armadilhas e a raposa não pode se defender de lobos. É preciso, portanto, ser uma raposa para reconhecer as armadilhas e um leão para assustar os lobos."
"O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que ele tem ao seu redor."
"Não há outra maneira de se proteger contra a bajulação do que fazer os homens entenderem que dizer a verdade não vai ofender você."
"Todo mundo vê o que você parece ser, poucos experimentam o que você realmente é."
"Se um ferimento tiver que ser feito a um homem, deve ser tão grave que sua vingança não precise ser temida."
"É muito mais seguro ser temido do que amado porquê o amor é preservado pelo vínculo da obrigação que, devido à vileza dos homens, é rompido a cada oportunidade para seu proveito; mas o medo o preserva por um pavor da punição que nunca falha."
"As pessoas deveriam ser acariciadas ou esmagadas. Se você causar danos menores, elas se vingarão; mas se você as aleijar, não há nada que eles possam fazer. Se precisar ferir alguém, faça-o de forma que não tenha que temer a vingança."
"Os homens são movidos por dois impulsos principais, seja pelo amor ou pelo medo. Já que amor e medo dificilmente podem coexistir, se devemos escolher entre eles, é muito mais seguro ser temido do que amado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: