9 de mai de 2016

APRENDENDO A VIVER - Clarice Lispector


Aprendendo a Viver é uma maravilhosa obra de pequenos contos, onde Clarice Lispector nos apresenta histórias e personagens inesquecíveis. 
Cada história.
Cada momento.
Cada emoção é diferente e única.
Livro que estamos resenhando por etapas e que todos irão se apaixonar.

BRAIN STORM:

Clarice Lispector nos mostra de forma intensa a mortalidade. A vida é bela para ser vivida e aproveitada. Muitas vezes é bom deixar alguns planos de lado, para que possamos curtir o presente dia, uma vez que o futuro pode não existir. 



O MAIOR ELOGIO QUE JÁ RECEBI:

A autora tenta nos passar a importância de estarmos bem. No conto "O Maior Elogio Que Já Recebi", fica claro o quanto uma palavra de carinho, admiração ou desejo, desperta a nossa força para que possamos reconstruir as partes importantes de nossas vidas. 



PERTENCER:

Clarice nos mostra em palavras toda a sua ânsia de pertencer à alguém no mundo.
Mas não como propriedade, nem fazendo parte de grupos. Conseguiu suprir um pouco dessa vontade através da literatura. Pertence aos leitores, passando-lhes todos os seus sentimentos através de histórias.



IDEAL BURGUÊS:

A autora consegue exemplificar maravilhosamente as dificuldades do dia a dia. O quanto trabalho , casa e filhos, por mais incrível que seja em nossas vidas, nos deixa exaustas. Por isso é necessário cuidar do nosso psicológico. Quando mantemos o nosso interno bem, fica mais fácil manter o externo em ordem. 



PRIMAVERA SE ABRINDO:

Um conto que nos passa  a beleza e tranquilidade das plantas. O quanto a natureza é bela e única. Primavera, uma das estações mais aguardadas e coloridas.



SÁBADO:

Sábado é considerado um grande presente. Após uma semana exaustiva, esse é o dia mais aguardado. No sábado se curte a família, os amigos. É o melhor dia. 



OS PERFUMES DA TERRA:

A terra tem todos os seus cheiros característicos, que nos inebriam ao estarmos em contato com a natureza. Desses cheiros que conseguimos paz e tranquilidade. 



SÓ COMO PROCESSO:

Hoje usamos uma receita pronta para se julgar. Como um processo. Porém todos nós temos o bem e o mal em nossos corações. A escolha do que seremos é nossa.


A PERFEIÇÃO:

Clarice Lispector, nos afirma que a perfeição existe sim. Todos nós somos perfeitos, a nosso modo. 
Todos os nossos defeitos foram feitos para compor exatamente a perfeição de nosso ser. 



CONVERSAS:

Muitas vezes as conversas podem ser mal interpretadas. Por isso é necessário medir nossas palavras.


Titulo: Aprendendo a Viver - Contos
Autora: Clarice Lispector
Ano: 2004
Páginas: 224
Editora: Rocco

Boa Leitura.
Casa de Livro.
Karina Belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: