24 de jul. de 2012

Carlos Ruiz Zafón - O JOGO DO ANJO

Em O Jogo do Anjo somos transportados para Barcelona na década de vinte, onde David Martín, protagonista e narrador desse romance, luta para ter seu nome estampado na elite dos escritores e também para manter-se vivo.
David sempre foi um garoto muito sozinho, abandonado por sua mãe passou a morar apenas com o pai, que sempre rebaixou o garoto considerando-o um inútil com essa idéia de leitura. Mas todas as críticas não abalaram o jovem Martín.
Quando criança passava boa parte de seus dias escondidos na pequena livraria do Sr. Sempere.
Sempere é um velho apaixonado por livros, sua livraria é pequena, mas ele não vende livros para ganhar dinheiro e sim por amá-los. Martín fica muito amigo do dono da livraria, uma amizade que irá durar por toda uma vida.
David Martín passa a se dedicar no mundo dos escritores, e passa a criar seu primeiro romance. Os Passos do céu. Livro este que não passa de páginas escritas onde ninguém tem a vontade de ler.
David acaba se afundando mais e mais na bebida, acreditando que tudo o que seu pai falava quando o mesmo era pequeno seja a mais pura verdade. Considera-se um inútil. Ele ama tanto ler, ele ama tantos os livros, mas não consegue nem ao menos fazer algo que alegre as pessoas e que as incentivem a ler.
Martín esta doente, sem dinheiro e com um livro que ninguém quer comprar. Mas ele ainda tem o Sr.Sempere para ajudá-lo, e o mesmo retorna, com Martín ao seu lado, à cidade do Cemitério dos Livros Esquecidos. E diz para David que o livro irá escolhê-lo, livro este que ele deve proteger por toda vida.
Martín não tem mais forças para ler nem escrever, sua visão esta debilitada, seu corpo e sua mente acabados.
Mas David Martín um jovem escritor caído em desgraça, recebe uma oferta irrecusável. Andreas Corelli, um homem tão amável quanto misterioso, lhe encomenda um livro capaz de impactar o rumo da história.
Mas que livro é esse?
Andreas Corelli se diz editor de livros, com sua fala suave e sedutora consegue convencer Martín a escrever o tal livro, como se sua alma tivesse sido vendida, a partir do momento em que aceita a proposta David Martín se torna um novo homem. Ele passa a ganhar muito dinheiro e sua saúde fica perfeita. Contudo o que Andreas pede em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda é o que David precisará descobrir.
Quem é Andreas Corelli afinal?
Um escritor nunca esquece a primeira vez que aceita algumas moedas ou um elogio em troca de uma história. Nunca esquece a primeira vez que sente o doce veneno da vaidade no sangue e começa a acreditar que, se conseguir disfarçar sua falta de talento, o sonho da literatura será capaz de garantir um teto sobre sua cabeça, um prato quente no final do dia e aquilo que mais deseja: seu nome impresso num miserável pedaço de papel que certamente vai viver mais do que ele. David Martín esta condenado a recordar esse momento porque, a partir daí, ele está perdido e sua alma já tem um preço.
Em O Jogo do Anjo, Carlos Ruiz Zafón guia seus leitores através de um labirinto de segredos onde o amor pelos livros, a paixão e a amizade se misturam.
Uma obra onde as reviravoltas nos deixam sem fôlego, o suspense paira em todas as páginas. A voz de Zafón é de uma originalidade a toda prova.
David Martín chegará ao final desse misterioso e macabro livro?



“Querido amigo,
Lamento profundamente que não tenha podido comparecer a nosso encontro da noite passada. Espero que esteja bem e que não tenha ocorrido nenhuma emergência ou contratempo. Sinto não ter podido desfrutar do prazer de sua companhia nessa ocasião, mas espero e desejo que, não importa qual tenha sido o motivo que o impediu de reunir-se comigo, a questão tenha uma rápida e favorável solução e que, da próxima vez, a ocasião seja mais propícia a nosso encontro. Precisarei ausentar-me da cidade por alguns dias, mas assim que retornar lhe darei notícias minhas.
Ansioso para saber de você e dos progressos de nosso projeto, receba os cumprimentos sempre afetuosos de seu amigo”.
                                                                                            Andreas Corelli


“Entrei na livraria e aspirei aquele perfume de papel e magia que, inexplicavelmente, ninguém tinha tido a ideia de engarrafar”

“Não cometa o erro de confundir a palavra de Deus com a indústria do missal que dela vive”

“Enfiei uma folha na máquina, sem trégua comecei a despejar tudo que tinha dentro de mim. Lutei com cada palavra, cada frase, cada lance, cada imagem e cada letra como se fossem os últimos que jamais escreveria. Escrevi e reescrevi de novo. Toda companhia que tinha era o eco incessante do teclado, perdendo-se na sala     escura, e o grande relógio de parede esgotando os minutos que restavam até o amanhecer”.

“Uma coisa que poderia me proporcionar alguma satisfação seria tocar fogo no mundo inteiro e arder com ele”

“As boas palavras são bondades inúteis que não exigem sacrifício algum e recebem mais agradecimentos do que as verdadeiras bondades”

“A letra da canção é o que pensamos entender, mas o que faz com que acreditemos, ou não, é a melodia”


Titulo: O Jogo do Anjo
Titulo Original: El Juego Del Ángel
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Ano: 2008
Páginas: 410
Editora: Objetiva – Suma de Letras

Boa Leitura

Casa de Livro Blog

Karina Belo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: