10 de jun de 2012

Nicholas Sparks -QUERIDO JOHN


Querido John é uma história extremamente tocante. Revela o verdadeiro significado do amor incondicional.
Não é nenhum segredo que para Sparks assuntos do dia a dia se transformam em contos eternos de pura saudade e duro destino.
Então vamos falar um pouquinho sobre essa magnífica obra que nos conta a história de John Tyree e Savannah Lynn Curtis.
Duas pessoas, com vidas e objetivos completamente diferentes, porém idênticos no amor.
John é um garoto problemático e rebelde, órfão de mãe, foi criado pelo pai. Um homem sem muitas palavras, o Sr. Tyree, nunca conversou muito com o filho, sendo um grande apaixonado por moedas antigas, o único contato entre os dois são as “caçadas” por moedas, andando juntos por toda a cidade, se divertindo e encontrando-as.
Mas conforme os anos se passam tudo isso vai cansando John, um jovem sempre metido com brigas, bebidas e drogas, que ofende seu pai, e acaba de quebrar o único elo que os unia, pedindo para que o Sr. Tyree nunca mais toque no assunto de moedas com ele.
Por outro lado, Savannah é uma garota linda. Crescendo cheia de amor pelos seus pais, muito religiosa e também  participa de vários trabalhos sociais.
Sempre ajudando o próximo, ela vai passar suas férias na Carolina do Norte, para construir casas e ajudar pessoas carentes. E é aqui onde toda a nossa magia começa.
John agora é um soldado do exército, que durante uma folga  vai para Carolina do Norte visitar seu pai. E enquanto relaxa na praia, salva a bolsa de Savannah que por um descuido a mesma derrubou ao mar, nesse momento ele sabe que conheceu a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares.
Foram duas semanas ao lado dela, apenas duas semanas que John descobriu a alegria, o respeito e o verdadeiro significado do amor pelo próximo e pela família, descobriu também que amava incondicionalmente essa garota que mudou sua vida, e o mais importante, graças a ela, ficou sabendo que seu pai possui uma grave doença. Explicando  assim todo o seu comportamento fechado para com o filho.
Quando John volta para o exército, ele e Savannah comprometem-se a sempre trocarem cartas. Sempre juntos por palavras, juras de amor e promessas de espera. Encontram também um meio para sentir um ao outro. A Lua, passam horas olhando-a e é como se tocassem um ao outro, pois não importa a distância entre eles, a lua é a mesma para os dois.
Agora, após dias, meses, anos, nas vésperas de ele voltar para casa, acontece o atentado de 11 de Setembro. Muda completamente o rumo de suas vidas, e do mundo inteiro. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah.
Savannah já não aguenta mais a espera, e se envolve com outro. Um grande amigo de anos, que ela chegou a apresentar a John: Tim. Ela escreve uma última carta a John explicando tudo o que aconteceu, mas não menciona o fato de que agora esta casada. E novamente a vida de John muda completamente. Ele tenta de todas as maneiras esquecer seu grande amor, e depois de meses, quando recebe um telefonema informando-o que algo grave aconteceu com seu pai, é obrigado a voltar para Carolina do Norte, e descobre que o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.
Anos separados, reencontrando-se inesperadamente. Será que ainda se amam?
Será que ainda ficarão juntos, ou apenas aquelas duas semanas, e as cartas, contará essa linda história de amor?
Savannah conta para John que Tim, precisa de um tratamento, o qual ela não tem condições de pagar.
E John, com a morte de seu pai, descobre-se com uma fortuna em mãos por conta da coleção de moedas. Mas ele sabe que ela nunca aceitaria.
Ele voltará para o exército ou tentará recuperar o seu grande amor?
Após algum tempo, Savannah consegue forças para escrever uma última carta a John. Ela conta que recebeu uma doação anônima que salvou a vida de Tim, relata também os seus projetos. E por fim diz a John que nunca o esqueceu. Que John Tyree sempre será o grande amor de sua vida, e que por todos os seus dias ela o sentirá pela Lua.
John lê a carta escondido, em uma árvore em frente a casa de Savannah, e quando ele termina, com lágrimas nos olhos, ela esta na porta de sua casa, olhando para a lua, e cumprindo a sua promessa.
O que você faria com uma carta que mudasse tudo?





Quando penso em você e eu e no que compartilhamos, sei que para os outros seria fácil menosprezar o tempo que passamos juntos simplesmente como um subproduto dos dias e noites à beira-mar, uma “aventura” que, a longo prazo, não significa absolutamente nada, é por isso que não conto às pessoas sobre nós. Eles não iriam entender, e não sinto necessidade de explicar, simplesmente porque sei em meu coração como foi real. Quando penso em você, não posso deixar de sorrir, sabendo que você me completa. Eu te amo, não só agora, mas sempre, e sonho com o dia em que você vai me abraçar novamente”.


Titulo: Querido John
Titulo Original: Dear John
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2007
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito



Boa Leitura

Casa de Livro

Karina Belo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: