26 de nov de 2014

A ESPERANÇA - Suzanne Collins


É isso mesmo pessoal, último volume da trilogia Jogos Vorazes. Não tem aquele ditado, o que é bom dura pouco? Pois se encaixa perfeitamente aqui, quando terminei de ler A Esperança fiquei extasiada, completamente em choque e disse: Que História. Suzanne Collins esta mais do que de parabéns pela obra. Jogos Vorazes é fascinante.
Vamos apenas relembrar um pouco... Jogos Vorazes, nosso primeiro volume aqui descrito no Blog Casa de Livro, nos apresenta a Katniss e Peeta. Onde os dois são escolhidos para lutar contra outros tributos. Kat não foi realmente escolhida, ela se apresentou como voluntária para que pudesse lutar no lugar de sua irmã. Uma história incrível desses dois, Peeta é apaixonado por Katniss e dará a sua vida por ela. Já a garota que nunca tinha notado Peeta de verdade, vai se envolvendo cada vez mais, porém são tantas confusões na cabeça de uma menina de apenas 16 anos que é difícil acreditar em um garoto que se encontra em uma arena onde apenas uma pessoa pode sair viva.


Em Chamas, segundo volume comentado aqui, eles estão de volta a arena, os vitoriosos. Mas por quê? Porque Katniss virou o símbolo da rebelião, o Presidente Snow precisa matá-la, mas se tornar público o levante pode ser ainda pior. Nada melhor do que jogar os vitoriosos, entre eles Katniss e Peeta, para que tudo se resolva. Mas Snow nem imaginava que os outros tributos já estariam aliados a esses dois, e protegendo-os para que o Tordo, o símbolo da rebelião possa sair vivo, e acabar com o regime da Capital.
Jogos Vorazes é uma história de superação física, suspense político e romance.
Em Chamas, enquanto Katniss luta com clemência, Collins escreve com um poder cruel.


Agora, A Esperança, O melhor dos três livros, um romance primorosamente orquestrado e inteligente, recomendado para todos os leitores. Iremos comentar agora!!
A Esperança começa exatamente onde Em Chamas termina, quando terminei o segundo volume da trilogia, pensei... Como assim? Mas quando peguei o terceiro volume tudo se encaixou.
Katniss foi resgatada da arena, junto com seus amigos e competidores, mas Peeta não teve a mesma sorte. Ele foi levado pela Capital.
Quando a garota acorda, encontra-se em um leito de hospital, mas vozes ela consegue reconhecer e deseja encontrar Peeta para que possa matá-lo e logo após acabar com a própria vida. Ela imagina que esta na Capital, não irá deixar que Snow a torture, não irá deixar que Snow faça algo com Peeta. Mas tudo muda quando ela descobre que está no distrito 13. Quando comentamos em Jogos Vorazes, explicamos que a cidade Panem foi dividida em 13 distritos, mais a Capital. O distrito 13 começou uma rebelião, onde foi derrotada, e assim, para provar o poder a Capital criou os Jogos Vorazes. Mas todos que imaginavam que o distrito 13 estava morto, sem ninguém morando lá, esta muito enganado. Hoje o Distrito 13 esta independente, um acordo com a capital proporcionou que o distrito poderia viver, mas sem se revelar e assim ficariam em “paz”. Mas a presidenta Coin não deixará as coisas assim, ela não deseja apenas governar o distrito 13, ela pretende governar Panem inteira, e para isso Snow deve morrer. Apenas por este motivo, ela se aliou aos rebeldes e resgatou Katniss da arena.
Coin precisa que Katniss seja o tordo, o símbolo da rebelião. Depois de suas atuações na arena a garota virou o motivo para que todos os distritos se voltassem contra a capital, mas eles precisam de um líder, de uma pessoa para falar por eles e assim derrotar Snow. Kat aceita ser o Tordo, porém faz inúmeras solicitações, e uma delas é que Peeta seja resgatado da Capital.
Amigos de Katniss, e alguns rebeldes mobilizam um grupo de resgate a Peeta, mas foi tudo tão fácil, como se o Snow estivesse esperando por isso, como se ele desejasse que Peeta voltasse para os braços de Katniss. Mas... Por quê?
Quando todos voltam para o distrito 13 e Katniss corre para os braços de Peeta, o garoto tenta matá-la.
A Capital fez um experimento com Peeta Melark, tele-sequestrou o rapaz,  deturpando assim, todas as lembranças que o mesmo tinha de Katniss, agora ela é uma ameaça, uma bestante da capital, ele precisa matá-la o mais rápido possível, para que possa continuar vivo, e salvar todas as pessoas que ele ama.



Katniss se sente morta, como Peeta pode querer acabar com sua vida?
Ela deseja com todas as suas forças que ele não tivesse sido torturado de tal forma, que ela estivesse em seu lugar. Katniss falhou, não conseguiu salvar o seu grande amor.
Será que Peeta irá voltar amá-la?
Agora o Tordo esta furioso, Katniss invadirá a Capital, porém Coin terá que prometer. Katniss mata Snow.
Katniss passa por inúmeros treinos. Precisa recuperar sua forma física, precisa entender os caminhos da Capital para que possa capturar Snow. E precisa, urgentemente, do apoio de todos os distritos. Uma equipe de TV fica junto dela o dia todo, fazendo imagens que posteriormente será passadas em toda Panem, invadindo assim os programas da Capital.
Será que Snow irá ver que Katniss ainda esta viva?
Enquanto ela treina, Peeta tenta recuperar sua memória, com a ajuda de seus amigos do distrito 12 e de tratamentos.


Gale, ele precisa de Katniss. Mas para ela, parece que ele esta mais interessado em vingança do que nela mesma. Gale é fogo, Peeta é proteção.
Qual dos dois ela irá escolher?
Agora o levante esta formado, Katniss e seus amigos são levados para Capital, onde cada distrito será tomado pelos rebeldes, onde ela sofrerá, e ficará entre a vida e a morte. Mas mesmo fragilizado Peeta estará ao lado dela. Eles bolam um jogo de verdade, ou mentira, onde ele consegue perguntar sobre coisas que aconteceram, sobre sua infância, sobre os Jogos Vorazes, sobre seu amor. Saber que Peeta esta melhorando deixa Snow ainda mais furioso e cruel. Agora Katniss tem que morrer. Agora a Guerra esta declarada.
Finalmente a submissão dará lugar à liberdade. Será?
Cruzando tortuosos caminhos, e passando por labirintos entre um distrito e outro, o grupo dos rebeldes, incluindo Peeta e Katniss chegam até a Capital. O que eles não esperavam era que várias minas com armadilhas mortais estariam esperando por eles. Bestantes, Armas, Pacificadores, Snow comandou o show até o final. A morte de Katniss deverá ser mostrada para toda Panem. Porém mesmo nesse turbilhão de acontecimento ela encontra amigos, pessoas que assim como ela deseja que Snow pague por todos os seus pecados, e traições que há muito já veio em público.
Ela pensa em uma maneira de matar o Presidente, mas esta mais do que provado que ele não irá sair tão cedo assim de sua mansão. Mas ela irá até lá matá-lo. Quando chega no palácio de Snow, ela encontra uma fortaleza humana, crianças. Crianças na frente da mansão de Snow, fazendo uma barreira, ele sabe que os rebeldes não iriam matar crianças, mas enquanto ela pensa em como agir uma explosão acontece. Crianças mortas, feridas, Katniss só entende o que esta acontecendo quando uma equipe de médicos invadem os portões para verificar os feridos, Katniss encontra os olhos dela, pela última vez antes de uma nova explosão. Prim, sua irmãzinha, que ela defendeu . Prim no meio da explosão... Escuridão.


Quando Katniss acorda novamente ela esta em um quarto, na mansão de Snow. Finalmente os rebeldes venceram, o presidente Snow foi capturado. Mas ela não quer falar, ela quer sua irmã viva, mas isso nunca mais vai acontecer.
Vingança, ela deseja, ela precisa se vingar de Snow, da Capital. Coin informa que ele esta esperando, que Snow é dela, Katniss irá matá-lo.
Andando pela mansão, vagando sozinha e tentando entender o que realmente aconteceu, acaba encontrando a estufa de Snow, onde ele planta todas as suas rosas, aquelas malditas rosas que tanto a torturaram, e quando entra no recinto, ele está lá. Snow, parado velho e doente, olhando para Katniss, e dizendo que ele não matou Prim. Mentiroso, traidor, ela sabe que ele é tudo isso, mas suas explicações. Tudo o que ela sabe sobre Coin. E finalmente ela entende. Presidenta Coin, resgatou Katniss Everdeen apenas para usá-la, seu verdadeiro intuito era matar o Tordo, mas com todas as proteções foi impossível. Matou então Prim, sua irmãzinha, a sua vida, sabendo que assim Kat estaria morrendo junto.
Chegou à hora, Katniss deve matar Snow.
Mas durante o pronunciamento, durante a execução. Katniss se vê frente a frente com Snow, mas no último instante ela não o mata, e sim... Ela acaba com Coin. Por Prim!!
Katniss é julgada, mas seu médico consegue provar que ela estava emocionalmente abalada, e que não pode ser julgada por seus atos. E sim, Peeta estava ali ao lado dela. Sempre.
Vinte anos se passaram, Katniss continua morando no distrito 12 com Peeta, e com seus filhos. Os Jogos Vorazes continuam mais vivos do que nunca na mente de cada residente dos distritos, nas marcas em suas mentes, e nos filhos de cada um.
A Guerra é mais voraz do que qualquer Jogo!
Casa de Livro Recomenda!


Olho para os meus sapatos, observando a fina camada de cinza impregnar o couro gasto. Era aqui que ficava a cama eu dividia com a minha irmã Prim. Ali ficava a mesa da cozinha. Os tijolos da chaminé, que desabou numa pilha de entulho chamuscado pelo fogo, fornecem um ponto de referência para o resto da casa. Não fosse isso, como conseguiria me orientar nesse mar de cinzas?



Titulo: A Esperança
Titulo: Original: Mockingjay
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2010
Páginas: 419
Editora: Rocco

Boa Leitura
Casa de Livro Blog

Karina Belo



Á menção do meu nome, o rosto de Peeta se contorce num esforço.
- Katniss... Como você imagina que tudo isso vai acabar? O que restará? Ninguém está seguro. Nem na Capital e nem nos distritos. E você no...no 13... – Ele respira fundo, como se estivesse lutando para conseguir oxigênio, seus olhos com uma aparência insana. – estará morta de manhã!

 

Beete transforma tudo num caos ao mostrar em intervalos de três segundos um fotograma comigo em pé na frente do hospital. Mas entre as imagens, ficamos cientes da ação em tempo real que está desenrolando no ser. As tentativas de Peeta de continuar falando. A câmera arrancada de alguém e filmando o ladrilho brando do chão. O som de botas. O impacto do golpe que é inseparável do grito de dor emitido por Peeta.
E o sangue dele espalhando-se pelo ladrilho.

 


A fala enrolada do rapaz é praticamente incompreensível.
- Me dê um motivo para eu não atirar em você agora mesmo!
...Certamente eu deveria ser capaz de fornecer milhares deles. Mas as palavras que escapam de meus lábios são:
- Eu não consigo.

 

... As câmeras estão focalizadas em mim enquanto estendo as mãos ao homem, aos feridos, aos rebeldes relutantes em toda Panem.
-Por favor! Juntem-se a nós!
Minhas palavras pairam no ar. Olho para a tela, na esperança de vê-los gravando alguma onde de reconciliação surgindo em meio à multidão.
Em vez disso, assisto a mim mesma levando um tiro na TV.

 

- Há muitas coisas que deveríamos discutir, mas tenho a sensação de que sua visita será breve. Então, vamos logo às coisas mais importantes. Queria que você soubesse o quanto estou sentindo com a morte de sua irmã.


A minha falha – diz Snow -, foi ter sido lento demais em entender o plano de Coin. Deixar que a Capital e os distritos destruíssem uns aos outros e depois avançar para tomar o poder com o 13 praticamente sem nenhum arranhão. Não se engane desde o início ela tinha a intenção de tomar meu lugar. Isso não devia ter me surpreendido. Afinal de contas, foi o 13 que iniciou a rebelião que levou aos Dias Escuros e depois abandonou o resto dos distritos quando a maré virou. Mas eu não estava acompanhando os movimentos de Coin. Estava acompanhando os seus, Tordo. Temo que nós dois tenhamos sido feitos de bobos.
- Eu não acredito em você.
- Ah, minha queria Srta. Everdeen. Pensei que nós havíamos acordado não mentir um para o outro.

 

Peeta e eu voltamos a conviver. Ainda há momentos em que ele agarra as costas de uma cadeira e segura até que os flashbacks tenham passado. Acordo de pesadelos com bestantes e crianças perdidas. Mas seus braços estão lá para me consolar. E por fim, sua boca. Na noite em que sinto aquela coisa novamente, a ânsia que tomou conta de mim na praia, sei que isso teria acontecido de um jeito ou de outro. Que aquilo que necessito para sobreviver não é o fogo de Gale, aceso com raiva e ódio. Eu mesma tenho fogo suficiente. Necessito é do dente-de-leão na primavera. Do amarelo vivido que significa renascimento em vez de destruição. Da promessa de que a vida pode prosseguir, independentemente do quão insuportáveis foram as nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa. E somente Peeta pode me dar isso.
Então, depois, quando ele sussurra:
- Você me ama. Verdadeiro ou falso?

Eu digo a ele:  - Verdadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: